terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Janeiras

No dia 7 de janeiro de 2013 as turmas 43 e 44 foram cantar as janeiras a todas as turmas da escola, quer do 1º ciclo, quer do jardim de infância. Foi um bom momento de convívio, de partilha! No final foi momento de nos deliciarmos todos com os belos bolos rei feito no anexo com a ajuda das crianças que puseram mãos na massa e ainda enfeitaram com frutas cristalizadas e frutos secos. Ficaram lindos e muito saborosos!

Festa Final




Dina Barco- na sede





Toca a Animar




Visita a Óbidos













Articulação horizontal

No dia 11 de dezembro, a turma 22 da EB1 Fonte do Lavra veio visitar a turma 44 da EB1/JI de Setúbal e recontou a história: "Bruxa Mimi no fundo do mar" a partir dum livro que montaram, rescrevendo a história e ilustrando-a, num tamanho maior, mais apelativo para os seus amigos!

Scratch

No dia 7 de dezembro a professora Teresa Marques mais uma vez visitou-nos e mostrou-nos novas potencialidades do scratch, demonstrando que aprende-se brincando, programando matematicamente, deixando os conceitos de serem tão abstratos, ganhando espaço num tempo real, no seu quotidiano, em momentos práticos, dando vida às personagens, estas ganhando movimento...




Soube a pouco, porque é tão aliciante aprender cada vez mais nesta sociedade de informação e de comunicação.
Em parceria as turmas 43 e 44 trabalharam e criaram, demonstraram o que aprenderam em novos projetos.

O Natal foi lindo!

A escola enfeitada chamou a atenção de todos os que por lá passavam, relembrando a sua infância e os seus sonhos de criança num mundo cheio de cor, de formas e de magia num espaço criativo, de todos, em que as turmas do primeiro ciclo mais uma vez articularam com as turmas do jardim de infância, e montaram uma árvore de Natal criada a partir de material de desperdício e penduraram bolas de tamanhas cores e feitios, diversos materiais, texturas e pesos! Não só no átrio principal, mas também nas entradas dos dois espaços do jardim de infância. Era um sonho só de ver... valeu a pena... mas também vale sempre que se vê mais uma vez o sonho espelhado de cada criança!
De facto Natal é sempre, e esse será o nosso lema...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Usar a Internet com segurança…

As Tecnologias de Informação e Comunicação são cada vez mais utilizadas, por alunos de diferentes níveis etários, como recurso para a realização de trabalhos escolares e ocupação dos seus tempos livres. Assim sendo, é premente alertá-los e consciencializá-los para os riscos que correm relativamente à autenticidade do que encontram na Internet, da adequação dos conteúdos à idade, dos direitos de autor, da pegada digital que vão deixando… de modo a fomentar os valores da dignidade da pessoa humana, da democracia, do exercício responsável, da liberdade individual… a fim de conhecerem os seus direitos e deveres quando usam a Internet.
No âmbito do Plano Anual de Atividades das Bibliotecas Escolares, a semana de 4 a 8 de fevereiro vai ser focalizada não só na comemoração do “Dia da Internet Mais Segura” (5 de fevereiro), mas também na divulgação e exploração do sítio SeguraNet. Na manhã do dia 5, conforme programado, alunos do 3º ciclo terão um encontro com o professor Leonel Silva e, na tarde do dia 6, com a profª Teresa Marques, do CCTIC-ESE/IP Setúbal, das 14:00h às 15:00h para alunos do 1º ciclo (da EB1/JI de setúbal, EB1 nº5 e EB1 nº7 de Setúbal) e a partir das 15:20h para duas turmas de 5º ano com o objetivo de dialogarem sobre “Direitos e Deveres na Internet”, atividades a decorrer no auditório da EB 2,3/S Bela Vista. Depois tendo por base o Slogan “Liga-te mas com respeitinho!”, as turmas implicadas apresentarão os trabalhos que elaborarem às outras turmas da escola a que pertencem, do Agrupamento de Escolas de Sant’Iago.
PB- Ana Fortuna